Leitura 1º bimestre para os 3º anos.
Clique no link abaixo e faça o download do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
http://margem-da-palavra.jimdo.com/livros-para-download/
quarta-feira, 6 de março de 2013
sábado, 2 de março de 2013
Material sobre Pontuação - 1º anos B e C
Olá, pessoal. Segue abaixo o conteúdo sobre pontuação que usaremos nas próximas aulas.
Os sinais de pontuação são recursos destinados à
escrita, dotados de finalidades específicas
2.2 - Ponto de Interrogação (?)
O ponto de interrogação é usado para:
a) Formular perguntas diretas:
Você quer ir conosco ao cinema?
b) Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação:
O quê? não acredito que você tenha feito isso! (atitude de indignação)
Iremos viajar! (entusiasmo)
b ) Depois de vocativos e algumas interjeições:
Ui! que susto você me deu. (interjeição)
Observações dignas de nota:
* Quando se deseja intensificar ainda mais a admiração ou qualquer outro sentimento, não há problema algum em repetir o ponto de exclamação ou interrogação. Note:
Sinais de Pontuação
Os
sinais de pontuação representam os recursos atribuídos à escrita. Dentre suas
muitas finalidades, está a de reproduzir pausas e entonações da fala.
Para que servem os sinais de pontuação? No geral, para representar pausas na fala, nos
casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de
exclamação e de interrogação, por exemplo.
Além de pausa na
fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas
emoções, intenções e anseios.
Vejamos aqui
alguns empregos:
1. Vírgula (,)
É usada para:
a) separar termos
que possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou,
esperneou e, enfim, dormiu.
Nessa oração, a
vírgula separa os verbos.
b) isolar o
vocativo: Então, minha cara, não há mais o que se dizer!
c) isolar o
aposto: O João, ex-integrante da comissão, veio assistir à reunião.
d) isolar termos
antecipados, como complemento ou adjunto:
1.
Uma vontade indescritível de beber água, eu senti quando olhei para aquele copo
gelado! (antecipação de complemento verbal)
2.
Nada se fez, naquele momento, para que pudéssemos sair! (antecipação de adjunto
adverbial)
e) separar
expressões explicativas, conjunções e conectivos: isto é, ou seja, por exemplo,
além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.
f) separar os
nomes dos locais de datas: Brasília, 30 de janeiro de 2009.
g) isolar orações
adjetivas explicativas: O filme, que você indicou para mim, é muito mais do que
esperava.
É usado ao final
de frases para indicar uma pausa total:
a) Não quero dizer nada.
b) Eu amo minha família.
b) Eu amo minha família.
E em abreviaturas: Sr., a. C., Ltda., vv., num.,
adj., obs.
2.2 - Ponto de Interrogação (?)
O ponto de interrogação é usado para:
a) Formular perguntas diretas:
Você quer ir conosco ao cinema?
Desejam participar
da festa de confraternização?
b) Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação:
O quê? não acredito que você tenha feito isso! (atitude de indignação)
Não esperava que
fosse receber tantos elogios! Será que mereço tudo isso? (surpresa)
Qual será a minha
colocação no resultado do concurso? Será a mesma que imagino? (expectativa)
Esse sinal de
pontuação é utilizado nas seguintes circunstâncias:
a) Depois de
frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa,
súplica, ordem, horror, espanto:
Iremos viajar! (entusiasmo)
Foi ele o
vencedor! (surpresa)
Por favor, não me
deixe aqui! (súplica)
Que horror! Não
esperava tal atitude. (espanto)
Seja rápido!
(ordem)
b ) Depois de vocativos e algumas interjeições:
Ui! que susto você me deu. (interjeição)
Foi você mesmo,
garoto! (vocativo)
c) Nas frases que
exprimem desejo:
Oh, Deus,
ajude-me!
Observações dignas de nota:
* Quando a
intenção comunicativa expressar, ao mesmo tempo, questionamento e admiração, o
uso dos pontos de interrogação e exclamação é permitido. Observe:
O que que eu posso
fazer agora?!
* Quando se deseja intensificar ainda mais a admiração ou qualquer outro sentimento, não há problema algum em repetir o ponto de exclamação ou interrogação. Note:
Não!!! – gritou a
mãe desesperada ao ver o filho em perigo.
É usado para:
a)
separar itens enumerados:
A Matemática se divide em:
A Matemática se divide em:
- geometria;
- álgebra;
- trigonometria;
- financeira.
- álgebra;
- trigonometria;
- financeira.
b) separar um
período que já se encontra dividido por vírgulas: Ele não disse nada, apenas
olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.
É usado quando:
a) se vai fazer
uma citação ou introduzir uma fala:
Ele respondeu:
não, muito obrigado!
b) se quer indicar
uma enumeração:
Quero lhe dizer
algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas
e não responda à professora.
São usadas para
indicar:
a) citação de
alguém: “A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme.
Ainda na edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do
Oportunity no exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09)
b) expressões
estrangeiras, neologismos, gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.
São usadas para
indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que
se estava falando:
a) (...) Onde está ela, Amor, a nossa casa,
O bem que neste mundo mais invejo?
O brando ninho aonde o nosso beijo
Será mais puro e doce que uma asa? (...)
O bem que neste mundo mais invejo?
O brando ninho aonde o nosso beijo
Será mais puro e doce que uma asa? (...)
b) E então, veio um sentimento de alegria, paz,
felicidade...
c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal...
c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal...
São usados quando
se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.
Ele comeu, e
almoçou, e dormiu, e depois saiu. (o e aparece repetido e, por isso, há o
predomínio de vírgulas).
O travessão é
indicado para:
a) Indicar a mudança de interlocutor em um diálogo:
- Quais ideias você tem para revelar?
- Não sei se serão bem-vindas.
- Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto.
- Não sei se serão bem-vindas.
- Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto.
b) Separar orações
intercaladas, desempenhando as funções da vírgula e dos parênteses:
Precisamos
acreditar sempre – disse o aluno confiante – que tudo irá dar certo.
Não aja dessa
forma – falou a mãe irritada – pois pode ser arriscado.
c) Colocar em
evidência uma frase, expressão ou palavra:
O prêmio foi
destinado ao melhor aluno da classe – uma pessoa bastante esforçada.
Gostaria de parabenizar
a pessoa que está discursando – meu melhor amigo.
Assinar:
Postagens (Atom)